⭐ Notas: jasper 88/21
Uva(s): 100% Chardonnay
Apelação: Chablis
Descrição:
Henri Costal, um produtor de Chablis, presenteou os Collets - outra família de vignerons em Chablis - com seu primeiro pacote de Vaillons quando a filha de Henri se casou com um filho de Collet em 1952. Várias décadas depois, o bisneto de Henri dessa mesma união, Romain Collet, ressuscitou o rótulo há muito extinto de Henri em homenagem. É um rótulo atemporal para uma alma antiga de vinho. Este Chablis cremoso, suave e delicioso é para ser apreciado por todas as gerações.
Tipo de solo: A área demarcada dos Chablis Henri Costal, está localizada em solos calcários do Jurássico Superior Kimmeridgian e Portlandiano, nas comunas de Chablis, Préhy e Villy. Este tipo de solo é definido por uma alternância de camadas calcárias muito compactas e muito duras e margas argilosas mais macias, contendo organismos marinhos fossilizados.
Os solos são cultivados de acordo com uma política de agricultura sustentável onde evitamos o uso de produtos poluentes para controle de ervas daninhas para favorecer o cultivo mecânico do solo, como a aragem.
Vinificação: Prensagem pneumática e decantação estática a frio. Fermentação alcoólica espontânea e estágio em cubas de inox termorreguladas.
Degustação: Vinho com nariz de frutas cítricas e cristalizadas com entrada de boca discreta e elegante. Vinho de bom comprimento e final de alcaçuz. Este Chablis frutado é excelente como aperitivo, mas também acompanha mariscos, escargots e carnes frias. Para se beber com prazo de validade de 3 a 6 anos.